top of page

Um espaço coletivo de pertencimento, encontro e intercâmbio

 

O Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo foi fundado em 17 de Maio de 2017.

 

A materialização desse projeto, há muito tempo sonhado, é, a exemplo do Projeto de Atendimento e Pesquisa em Psicossomática atuante na Clínica do Sedes desde 2000, fruto do intenso investimento e dedicação de alunos e ex-alunos e professores dos cursos de Especialização e de Introdução à Psicossomática Psicanalítica.

 

Ele se constitui, para nós, e, ao nosso ver, para todo o Sedes, a representação mais gratificante de nossa missão de formação e de construção de um pensamento teórico e clínico vivo, criativo e transformador.

 

O Departamento de Psicossomática Psicanalítica se propõe como um espaço de intercâmbio com colegas, departamentos e outros cursos do Sedes, bem como com Instituições e profissionais de outros horizontes.  

 

Ele tem como objetivo desenvolver atividades de caráter formativo, científico, cultural, de pesquisa e publicações, norteados por uma visão ampliada da saúde, do adoecer e da prática clínica propiciada pela Psicossomática Psicanalítica.

Membros Fundadores 

Cassiana Gomes Clemente, Denise Arisa dos Santos Dias, Helen Christina D. Spanopoulos, Lédice Lino de Oliveira, Lucinéia Nicola Marques, Heloísa Antiori, Miriam Simione Menezes, Noemi Evelina W. Wahrhaftig, Rafael Piccolo Feliciano, Rosa Junqueira, Vanessa Ramos Lazzaratto

bottom of page