top of page

Especialização em Psicossomática Psicanalítica -
Corpo e Clínica Contemporânea*

 

Mais que uma teoria sobre as relações entre corpo e mente, a psicossomática permite compreender a continuidade existente entre as diferentes formas de manifestação do sofrimento humano, somáticas, psíquicas, comportamentais e psicopatológicas.

 

Desenvolvendo instrumentos clínicos específicos, ela permite acompanhar e tratar as oscilações do equilíbrio entre a saúde e a doença, evidenciando as relações entre fatores genéticos, orgânicos, psíquicos, ambientais,  interpessoais e sociais que participam do adoecer e da cura. 

​

Por meio da perspectiva psicanalítica, as diferentes atividades clínicas, de ensino e de pesquisa desenvolvidas pela Especialização em Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo ampliam os recursos terapêuticos para lidar com a crescente complexidade, impasses e desafios dos quadros clínicos contemporâneos.

​

Ao longo de seus 31 anos de atividade, nossa Especialização transformou-se e continua se transformando, refletindo o amadurecimento de sua experiência teórica, clínica e pedagógica

​

Programa

  • Fenômeno psicossomático: saúde, adoecimento, somatização, comportamento e psicopatologia

  • Psicossomática e a constituição do sujeito: a criança e o adolescente, psicopatologia do bebê, distúrbios funcionais, terapias conjuntas

  • Adoecer e cuidar nas instituições e na cultura

  • Fundamentos freudianos da psicossomática

  • Psicopatologia freudiana

  • Corpo e psicopatologia freudiana

  • Corpo biológico, corpo erógeno. Da epigenética à subversão libididal

  • Técnica clínica em psicanálise e em psicossomática.

  • Novas leituras em psicossomática psicanalítica

  • Corpo e simbolização

  • Violências étnico raciais: repercussões psicossomáticas

  • Transtornos alimentares, distúrbios do sono, pânico, hiperatividade, toxicomanias, doenças autoimunes, câncer, psicoses

  • Perspectivas teóricas: Freud, P. Marty, L. Kreisler: Joyce McDougall, Ch. Dejours, R. Debray; S. Ferenczi, D.W. Winnicott, M. Aisenstein, Cl. Smadja, A. Roussillon, e outros.

  • Supervisão de casos clínicos.

​

Corpo docente (Saiba mais...)

Aline E. Camargo, Ana Luisa Cordeiro, Ana Maria Soares, Ângela F. de Camargo Penteado, Cristiane C. Abud, Éline Batistella, Lilian Carbone, Maria Luiza A. Moura Ghirardi, Mirian Rejani, Rubens M. Volich, Sonia Maria R. Neves, Wagner Ranña. Professores colaboradores: Decio Gurfinkel, Flávio C. Ferraz, Helly Aguida, Maria Elisa P. Labaki, Maria Helena Fernandes.

​

Destinado a Psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros e outros profissionais que se interessem pela questão do corpo na clínica.
É recomendável a experiência de análise pessoal ou psicoterapia.

 

*Formato: Online e presencial alternados 

    . Formato online  por 3 anos para a turma que inicia em 2024 e nos anos pares*.

    . Formato presencial por 3 anos para a turma que iniciará em 2025 e nos anos ímpares*.

     * O aluno que iniciar a Especialização nesse formato nele permanecerá durante toda a formação.

​

Como concebemos essa nova modalidade 

A formação clínica passa pela transferência e pelas relações entre pares.

Conhecemos a importância dos dispositivos presenciais de transmissão nesse processo.

Há bastante tempo, muitos colegas de outras regiões do Brasil tem demonstrado interesse em nossa formação insistindo para dela participar à distância por meio dos dispositivos online.

As contingências da pandemia da COVID-19 nos desafiaram a criar e aperfeiçoar novos enquadres de ensino e de discussão clínica que resignificaram a transferência de trabalho e viabilizaram a formação à distância.

A experiência que desenvolvemos com essa nova modalidade de ensino virtual nos motivou a acolher a demanda daqueles colegas de fora de São Paulo que desejam se aprofundar na Psicossomática Psicanalítica, pela criação de turmas online. A cada dois anos, ofereceremos a Especialização segundo essa modalidade.

Mantemos nossa formação presencial com início a cada dois anos para aqueles que tem preferência e possibilidade de realizá-la nesse formato.

​

Atividade clínica 

Mediante seleção:

  • A partir do 2º ano, atividade clínica presencial na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae.

  • Supervisão suplementar: destinada apenas aos que realizam essas atividades opcionais.

​

Duração: 3 anos. Carga horária total do curso: 512 horas. Carga horária semanal: 4 1/2 horas (é aconselhável considerar ainda pelo menos 2 horas semanais de leituras e estudo pessoal).

​

Horário: quartas-feiras, das 17h15 às 22h15.

​

Início do ano letivo: 06/03/2024

​

Inscrições: Até Quinta-feira, 01/02/2024.

​

Anuidade de 2024*: matrícula - R$ 935,00 mais 10 parcelas de R$ 935,00.

​

* São ofererecidas bolsas para alunos pretos, pardos e indígenas (Saiba mais no link)

​

​

​

Conheça  a Psicossomática Psicanalítica e nossa formação
neste vídeo 

bottom of page