top of page

 História

​

A Especialização em Psicossomática Psicanalítica – Corpo e Clínica Contemporânea foi criada em 1993 com a ideia de ampliar a escuta da pessoa, da que adoece e da sadia.

​

A partir de um referencial psicanalítico, acreditamos ser possível encontrar relações significativas entre “acidentes” somáticos e situações afetivas, disfunções orgânicas e perturbações psíquicas.

​

As concepções da perspectiva evolutiva e das desorganizações progressivas da economia psicossomática transcendem a ideia simplista da psicogênese (que faz do psiquismo uma espécie de “vilão das somatizações”, a ser identificado em sua ação nociva e corrigido) refletindo a complexidade multifatorial dos processos de desenvolvimento, adoecimento e saúde humanos com suas respectivas repercussões no enquadre e no manejo clínicos.

​

Ao defender o valor da troca interdisciplinar, a especialização reúne diversos profissionais da área de saúde (psicólogos, psicanalistas, médicos, enfermeiros, odontólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas...).

​

Através de nossa clínica, no acompanhamento de nossos alunos e ex-alunos, constatamos ser possível incluir na prática clínica e institucional uma atenção diferenciada para a subjetividade humana, aprendendo a utilizá-la como um importante instrumento de ação terapêutica em todo o campo da saúde.

bottom of page