top of page

Conheça os professores

​

Ana Maria Soares (Naná)

Psicóloga. Especialista em psicologia clínica pelo CRP e em psicoterapia corporal pelo Biodynamic Center de Londres. Professora do curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae.

​

Aline Eugênia Camargo

Psicóloga e psicanalista, Mestre em Psicologia Social pela USP, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora, no mesmo Instituto, dos cursos de Psicossomática Psicanalítica, Psicopatologia Psicanalítica e Clinica Contemporânea. Autora do livro Fobia (2001)* e co-organizadora do livro Alonso, S.L.; Gurfinkel,A.C.; Breyton, D.M. (org) – Figuras Clínicas do Feminino no Mal Estar Contemporâneo (2002)**.

​

Ana Luiza Cordeiro

Psicóloga, especialização em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Psicopatologia pelo Naipe/USP, membro da coordenação do Interlocuções/ Espaço Potencial Winnicott do Instituto Sedes Sapientiae, Professora convidada do Curso de Psicossomática Psicanalítica do mesmo instituto.

​

Ângela F. C. Penteado

Psicanalista. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP. Professora do curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae, atuando em instituições de saúde desde 1986.

​

Cristiane Curi Abud

Psicóloga e psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Doutora em Administração de Empresas pela FGV-SP, coordenadora do Programa de Assistência e Estudo das Somatizações da UNIFESP. Autora dos livros: Dores e Odores (2009, Via Lettera) e Psicologia Médica (2012, Artmed).

​

Eline Batistella

Psicóloga do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Mestre em psicologia clínica (PUC-SP). Especialista em Teoria Psicanalítica (Cogeae-PUC). Professora do curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae.

​

Helly Caram Aguida

Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Especialização em Cirurgia Geral e Coloproctologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Mestre em Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas de São Paulo, membro associado da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, especialização em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae.

​

Lilian Carbone

Psicanalista. Membro do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae. Professora do curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae.

​

Maria Elisa Pessoa Labaki

Psicanalista. Mestre em psicologia clínica (PUC-SP). Professora do Curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Departamento de Psicanálise do Sedes. Autora de Morte (2001)*.

​

Maria Luiza A. Moura Ghirardi

Psicanalista. Mestre em psicologia escolar (Ipusp). Professora do curso de psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae e membro efetivo do Departamento de Formação em Psicanálise. Membro fundador do Grupo Acesso – Estudos, Intervenção e Pesquisa em Adoção da Clínica do Sedes. Membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

​

Mirian Iolanda Rejani

Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Professora colaboradora do curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Departamento de Psicanálise desse Instituto. Trabalha em instituições públicas de saúde desde 1985.

 

Rubens M. Volich

Psicanalista. Doutor em psicanálise e psicossomática (Universidade de Paris 7). Professor do curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Autor de Psicossomática, de Hipócrates à psicanálise (2000/2022)***, Hipocondria, Impasses da alma, desafios do corpo (2002)*, Tempos de encontro, Escuta, escrita, psicanálise (2021)*** e de outras obras e organizador da série Psicossoma*.

 

Sonia Maria Rio Neves

Psicanalista, especialista em Psicologia Clínica pelo CRP; membro do Departamento de Psicanálise do Sedes, professora do Curso de Especialização em Psicossomática Psicanalítica.

​

Wagner Ranña

Médico, pediatra, psiquiatra infanto-juvenil. Mestre pela Faculdade de Medicina da USP. Professor do curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Departamento de Psicanálise da Criança desse Instituto. Docente do Instituto da Criança do HCFMUSP e da Residência de Medicina de Família e Comunidade da FMUSP. Coordenador e supervisor de projetos em saúde mental infanto-juvenil e educação inclusiva. Organizador de outros volumes da série Psicossoma*.

​

Professores colaboradores

 

Decio Gurfinkel

Psicanalista. Doutor em Psicologia (Ipusp). Professor colaborador do curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Membro e professor do Departamento de Psicanálise do Sedes. Autor de Do sonho ao trauma: psicossoma e adicções (2001)*, Adicções (2011)* e outras obras.

​

Flávio Carvalho Ferraz

Psicanalista. Livre-docente em Psicologia (Ipusp). Professor colaborador do curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Membro e professor do Departamento de Psicanálise do Sedes. Autor de Perversão (2000)*, Normopatia (2002)* e de outras obras, organizador de outros volumes da série Psicossoma* e diretor da coleção Clínica Psicanalítica*.

​

Maria Helena Fernandes

Psicanalista. Doutora em psicopatologia fundamental e psicanálise (Universidade de Paris 7). Professora colaboradora do curso de psicossomática psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Autora de Corpo (2002)* e de Transtornos alimentares (2006)*.

​

* Editora Casa do Psicólogo

** Editora Escuta

*** Editora Blucher

​

bottom of page