top of page

Grupo de Estudos sobre a obra de Joyce McDougall

Coordenação de Ana Luisa Cordeiro. Membro do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Professora da Especialização em Psicossomática Psicanalítica do I. Sedes Sapientiae.

A proposta deste grupo de estudos é aprofundar os textos e os conceitos apresentados pela autora, trabalhados no módulo que a Especialização oferece durante a formação.

Conceitos como desafetação, privação psíquica, as adicções, normopatia, entre outros, serão revistos e discutidos em maior profundidade através dos textos já utilizados em sala de aula e outros que constam nos demais livros da autora.

Joyce McDougall, psicóloga e psicanalista neozelandesa, fez sua formação em Londres e Paris em importantes instituições psicanalíticas. Uma de suas principais características é  ter transitado por diferentes escolas de psicanálise, inglesa, francesa e americana, sendo por isso respeitada e admirada por seus colegas.

Sua obra é o resultado dessas diversas influências e tem sua marca pessoal e original através de conceitos inovadores e criativos que tanto vêm enriquecendo a psicanálise contemporânea.

Destacamos especialmente sua importante contribuição para a Psicossomática Psicanalítica na compreensão de que os sintomas somáticos possuem um sentido que, embora não sendo simbólico, precisa ser acolhido e desvendado no contexto da história de cada paciente e de sua proto-linguagem. Para isso, a autora que sempre utiliza inúmeros exemplos de casos clínicos para ilustrar seus conceitos, demonstra a importância que dá à comunicação primitiva, ou como ela prefere definir “infra-verbal”. Para ela, os sintomas somáticos são uma maneira “muda” de comunicar afetos e pensamentos que nunca puderam ser elaborados psiquicamente e portanto, não verbalizados.

  • Público Alvo: Profissionais com percurso no estudo da Psicanálise.

  • Pré-Requisito: ter cursado o Módulo sobre Joyce McDougall, oferecido pela Especialização em Psicossomática Psicanalítica, ou ter conhecimento ou pesquisa anterior sobre a obra da autora.

  • Periodicidade: Semanal – Quarta-feira.

  • Início: 20/03/2019.

  • Horário:   1º Semestre das 19:00 às 21:00

  •                   2º Semestre das 17:00 às 19:00

  • Local: Sala 90 do Instituto Sedes Sapientiae.

  • Participantes: Mínimo 4 participantes.

  • Custos: R$ 280,00 mensais.

Grupo de Estudos: Christophe Dejours e a Psicossomática Psicanalítica

Coordenação de Lilian M J Carbone – Psicanalista. Membro do Departamento de Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Professora da Especialização em Psicossomática Psicanalítica do I. Sedes Sapientiae.

Temos como proposta o aprofundamento na obra de Christophe Déjours a partir de seus textos voltados para a clínica psicanalítica extensiva à psicossomática.

Dejours é médico, francês, com formação em psicossomática e psicanálise, bastante conhecido no Brasil por suas contribuições acerca das relações entre saúde e trabalho.

Sua produção teórica e clinica  vai muito além desse campo. Preocupado com as questões do corpo em seu duplo registro, ao mesmo tempo biológico e erógeno, Dejours desenvolve uma terceira tópica, apresentada no livro “O corpo entre a biologia e a Psicanálise”. Partindo da proposta freudiana do inconsciente, concebe uma topologia para o aparelho psíquico onde o inconsciente é clivado e as relações dinâmicas entre os elementos dessa clivagem responderiam pelas diferenças sintomáticas. Associando a autoconservação ao inconsciente filogenético, o autor nos mostra que as manifestações deste inconsciente, quando não mediadas pelas representações do pré-conscientes, resultam em somatizações.

Este é o ponto de partida para os nossos estudos, direcionando a outras noções bastante importantes para a cínica contemporânea: a da repressão e a da subversão libidinal, temas trabalhados no segundo livro a ser estudado: “Repressão e subversão em psicossomática – Pesquisas psicanalíticas sobre o corpo”. Esta obra apresenta os caminhos que levam à passagem do corpo biológico ao corpo erógeno, discutindo, ainda, a questão da existência de sentido nas somatizações, assim como as distinções entre as manifestações psicossomáticas e os processos psicóticos.

​Seguindo nessa direção, seremos demandados a retornar a alguns textos freudianos e de outros autores que sirvem de apoio para a compreensão e aprofundamento desses temas de estudo.​​

  • Público Alvo: Profissionais com percurso no estudo da Psicanálise.

  • Periodicidade: Semanal – Quarta-feira.

  • Início: 06/09/2017.

  • Horário: 16h30 às 18h30.

  • Local: Sala 90 do Instituto Sedes Sapientiae.

  • Participantes: Mínimo de 10 e máximo de 13 participantes.

  • Custos: R$ 280,00 mensais.

Please reload

bottom of page