Introdução à Psicossomática Psicanalítica: uma visão teórico-clínica

Criado a partir do crescente interesse despertado pela Psicossomática Psicanalítica, esse curso de 4 meses, propõe-se a oferecer uma breve visão panorâmica de nossas concepções, discutindo as condições que podem favorecer ou não o aparecimento de doenças, segundo as concepções da Escola de Paris.

 

Situações clínicas são apresentadas para facilitar a compreensão das dinâmicas psicossomáticas que permeiam a etiologia, a evolução e o tratamento das doenças.

 

O curso busca situar o aluno no vasto panorama da Psicossomática atual por meio da História da Psicossomática, apresentando também algumas das especificidades da técnica em Psicossomática e em Psicanálise.

Programa

  • Contextualização histórica da Psicossomática e as teorias de Groddeck e Alexander.

  • A Psicossomática do Adulto ( Escola de Paris – Pierre Marty).

  • A Psicossomática da Criança e a formação da subjetividade.

  • A técnica em psicossomática.

  • Histeria, hipocondria e somatização: algumas distinções.

 

Professores

Sônia Maria Rio Neves - coordenadora (professora do curso de Especialização em Psicossomática Psicanalítica).Anna Silvia B.P. Rotta, Clara C. Castro, Claudia R. Mello, Cristiana Rua, Denise D. Moreira, Rosângela P. Fonseca (psicólogas, professoras do Curso de Especialização em Psicossomática, membros do Projeto de Atendimento em Psicossomática da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae).

Destinado a psicólogos, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde.


Duração: 4 meses, 28 horas, no 2º semestre